Dicas


A Associação de Ópticos, Optometristas, Contatólogos e casas de Óptica do Estado de São Paulo quer acabar de uma vez com essa confusão e falta de informação sobre a profissão do Optometrista.



Para explicar de uma forma bem simplificada a AOOSP (Associação de Ópticos, Optometristas e casas de Ópticas de São Paulo) fez um documento ilustrativo e educativo para diferenciar as duas profissões tão confundidas: a Optometria e a Oftalmologia. Existem várias discussões e confiltos entre as categorias que não se entendem no âmbito profissional. Na verdade, existe um "abismo" entre as profissões, alimentado pela ignorância e pela falta de interesse de algumas classes em querer diferenciar tais funções.

A Optometria trabalha fora do "órgão globo ocular", focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão "de perto" e aplica exercícios ortópticos, que não são doenças, são defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o "órgão globo ocular" (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos. Cabe ao Optometrista emitir fórmula para óculos (vulgo "receita"), que não são remédios, afinal, óculos não são ingeridos ou injetados. Não tem contra-indicação, não faz mal a saúde.

Essas semelhanças e a ignorância sobre o assunto acabam aumentando as discriminações que a categoria sofre, aumenta as investidas do Ministério Público e o descaso das Vigilâncias Sanitárias e demais autoridades por desconhecerem uma profissão legal - OPTOMETRIA - que veio somar para a inclusão social.

A Oftalmologia sem seus equipamentos é Optometria. Por isto, não podem deixar de ter equipamentos médicos oftalmológicos em consultórios. O cliente paga uma consulta médica especializada para prevenir doenças do "órgão globo ocular" e certificar-se que esteja gozando de boa saúde.


Telefones celulares podem ser causa de miopia em crianças

Não dá para negar que os telefones celulares foram uma revolução para o mundo moderno. Atualmente, qualquer pessoa de qualquer idade e classe social possui um aparelho, seja ele um celular comum ou smartphone de última geração. 
Em 2011, podemos observar que até mesmo as crianças estão indo para a escola com iPhones e iPads, porém, toda essa proximidade com a tecnologia nem sempre traz boas notícias.
De acordo com os dados de uma pesquisa feita em 2010, 65% dos alunos da sexta série da Taiwan são míopes, e 3.4% sofrem de casos graves de miopia, enquanto 21.5% dos alunos da primeira série já apresentam algum problema com a visão. O oftalmologista Fu Chou-Ching aponta que um dos fatores que contribuem para o aumento da miopia é o uso abusivo de telefones móveis.
O uso em excesso de aparelhos celulares para navegar na internet ou jogar games pode prejudicar a visão das crianças, conforme aponta Fu Chou-Ching.
O médico afirmou já ter testemunhado uma mãe trazer seu filho de três anos ao consultório por notar a necessidade de olhar de soslaio (pressionando os olhos para enxergar) enquanto observava a televisão.
Entretanto, é importante lembrar que existem outros fatores que podem causar miopia: alguns casos estão relacionados com a genética, enquanto alguns afirmam que os recursos ambientais também podem desencadear o problema.
Embora já tenha sido provado que a genética hereditária é o principal decorrente, há estudos que sugerem uma possível ligação entre o estresse visual (gastar muitas horas com leituras, usando o computador ou fazendo um trabalho intenso que dependa da atenção visual) e a miopia.

Escolha seu óculos escuros de acordo com seu formato de rosto e tom de pele


Cuidado para não cair em modismos: é preciso descobrir o que fica bem para seu look

Os óculos escuros se incorporaram definitivamente ao estilo de vida de muitas pessoas, em qualquer estação do ano. Mas não caia na tentação de comprar os modelos da moda. Nem sempre o que é tendência combina com o seu formato de rosto. Mesmo com as regras listadas abaixo decoradas, prove sempre, pois o espelho é a melhor resposta. E uma dica infalível é que o óculos certo nunca deve bater na maçã do rosto. Porque um acessório se mexendo conforme você fala ou sorri, acaba com qualquer look bem composto.
Formato do rosto
A armação deve sempre contrastar com o formato do rosto. Rosto redondo com armação redonda, por exemplo, não combina.



Triangular



Achatado ou comprido, o rosto triangular tem testa larga e queixo fino. Use armações estreitas para ganhar maior equilíbrio e fazer o maxilar parecer mais largo.
Quadrado



Este tipo de rosto tem testa e queixo largos com maxilares salientes e pede óculos que suavizem os contornos rígidos. As armações ideais devem ser ovaladas em materiais claros, que ampliam a área dos olhos.
Redondo



Os óculos de formato quadrado ou retangular ajudam a suavizar este tipo de rosto, especialmente para quem usa cabelos curtos ou presos. Armações neste formato disfarçam queixo e testa comprida e redonda e maçãs salientes. Hastes grossas evidenciam o triângulo olhos-boca-nariz, suavizando o contorno do rosto.
Oval

O formato equilibrado não evidencia testa, queixo ou maxilares, permitindo olhos, nariz e boca sempre em primeiro plano. Isso faz com que aceite as mais diferentes armações, em especial as de formato redondo. Este tipo de rosto pode abusar das cores.
Tons de pele


Clara



Use rosados, tartaruga e mel (emolduram o rosto e ampliam a área dos olhos, sem tornar a expressão pesada). Evite armações acinzentadas e preta.
Morena

Use todas as cores (dos brancos aos escuros).
Oriental

Use quase todas as cores, mas evite armações amareladas.
Afro-brasileira

Use todas as cores (a cor da armação não atrapalha)
Ponto de expressão
Depois dos olhos, as sobrancelhas são nosso ponto de expressão mais importante. Por isso, nunca devem ficar distante dos óculos ou abaixo da linha das lentes, pois em óculos de grau, elas podem "crescer" ou "diminuir".
* Se as sobrancelhas forem espessas, os óculos devem delineá-las por dentro, para suavizá-las.
* Se forem finas e ralas, devem ser acompanhadas com os óculos, que podem ter armações levemente mais escuras para realçá-las.
* Sobrancelhas médias aceitam armações que tapem ou as deixem à mostra.

Foto pode revelar doenças oculares graves
Nos Estados Unidos, a descoberta de uma doença ocular grave através da análise - 27/9/2011
Nos Estados Unidos, a descoberta de uma doença ocular grave através da análise de uma fotografia levou a família do pequeno Benjamin Webber, de seis anos, a criar a campanha "Know about de glow"  para reforçar a prevenção de doenças oculares que podem ser fatais.
  "Não é mera coincidência", diz o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo. "Principalmente, quando um dos olhos traz aquele brilho avermelhado tão comum às fotos com flashes e o outro tem um brilho amarelo ou esbranquiçado".


 

De acordo com o médico, casos como o de Benjamin são importantes para que se informe mais a população sobre doenças oculares silenciosas - principalmente em crianças - que podem progredir rápida e agressivamente. Seja através de fotos, seja em ambientes com baixa luminosidade, é possível detectar problemas a partir do brilho dos olhos.

"Um brilho diferente pode ser sinal de retinoblastoma - um tipo curável de câncer de retina - como também de infecções congênitas como a toxoplasmose, malformações retinianas, presença de diferença de graus ou miopia e astigmatismo acentuados. Uma em cada 80 crianças apresentará esse tipo de brilho e um ou em ambos os olhos.
O importante é saber que em 80% dos casos é possível tratar a doença e evitar a perda da visão. Como em consultas normais ao pediatra, por exemplo, é difícil detectar esse tipo específico de alteração nos olhos a partir da luminosidade normal no consultório, é valiosa a contribuição dos pais para o sucesso do diagnóstico e tratamento", diz Neves.
O especialista alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, doença que se manifesta no brilho dos olhos e pode causar cegueira quando não diagnosticada e tratada a tempo. "Trata-se de um tipo de câncer que se desenvolve a partir das células da retina. Apesar de raro, pode levar à perda da visão ou ainda ser fatal.
Quando diagnosticado precocemente, é um câncer que pode ser destruído, preservando-se o olho tanto quanto possível. Em casos mais graves, a retirada do olho é uma das medidas tomadas para que a doença não evolua, se espalhando para outras partes do corpo.
A participação dos pais no diagnóstico precoce dessa doença é fundamental, já que geralmente são os primeiros a notar algo estranho no olhinho da criança através das fotografias".

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo - www.eyecare.com.br


Óculos de grau, acessório fashion?

Houve um tempo que o uso de óculos de grau era somente por necessidade, isso
mudou!
Hoje, tem muita gente que aposta nos óculos como uma forte tendência de estilo, até mesmo por que podem ser encontrados lindos modelos, mais arredondados, pequenos ou coloridos, mas todos bem estilizados. E acredite, há pessoas que usam óculos com lentes de vidro sem grau nenhum, apenas por estilo!Tudo na moda é uma questão de equilíbrio na composição de qualquer look. Seja maquiagem, roupas ou acessórios

 Fonte: Site Rafitthy

 Qual o melhor tipo de óculos para o seu rosto?


Com a enorme variedade de armações e modelos existentes hoje em dia, como saber qual o melhor óculos para você? Cada modelo e armação combina melhor com um tipo de rosto, e sabendo fazer a escolha correta, o óculos tem o poder de realçar os pontos fortes do seu rosto, equilibrando as suas características.
   Pessoas que tem o rosto redondo harmonizam melhor com armações retangulares ou quadradas, hastes grossas e cores claras, pois harmoniza melhor os traços do rosto. Fuja sempre de armações redondas. Já pessoas que tem o rosto quadrado devem optar por armações redondas ou ovaladas, pois suavizam esse formato de rosto. 
   Rostos triangulares vão melhor com armações estreitas, pois equilibram as formas do rosto. Já rostos alongados vão bem com os modelos esportivos e armações bem maiores que o rosto, pois dão a ilusão de rosto mais arredondado. E por último, os rostos ovais, que vão bem com todos os tipo de armação, uma vez que os traços do rosto já são equilibrados por natureza. Quem tem esse formato de rosto pode abusar de diferentes armações e cores!
   Já sabe qual o melhor tipo de óculos para você? Então corra até a Ótica DiVeneza e busque o óculos que mais combina com você.




Por que óculos pode causar tonturas e dores de cabeça?


  É comum ouvirmos pessoas se queixando de tonturas e dores de cabeça causadas por óculos. Geralmente isso acontece quando a pessoa está usando lentes com um grau diferente do necessário, ou quando as lentes não estão ajustadas corretamente com os olhos. 
  Na maior parte das vezes, o cansaço visual não é causa para a dor de cabeça,  apenas agrava uma dor já causada por outros problemas como o stress, com exceção de alguns casos raros.   
  Enfim, os óculos não costumam provocar certos incômodos como dores e tonturas, mas se tais sintomas forem persistente, procure um oftalmologista. E vá até a Ótica DiVeneza buscar o óculos ou lente mais adequado para você. 



Como manter a boa saúde dos olhos


  Manter a saúde dos olhos depende apenas de você, e existem uma série de medidas que podem ajudar a manter sua visão saudável e evitar uma posterior perda dela. Bom sono, boa alimentação, não fumar, evitar o stress e proteção contra o sol são algumas dessas medidas. E ter uma dieta balanceada com boas quantidade de vitaminas e minerais é essencial para manter a boa saúde da sua visão, criança ou  adulto. 
Aqui vão outras dicas para manter seus olhos saudáveis:
- Nunca use colírios caseiros, e apenas use-os com indicação médica
- Coçar muito os olhos pode causar problemas
- Usar óculos é recomendável, mas nunca compre aqueles que não especificam sua origem, pois podem não oferecer proteção, sendo assim prejudicial aos olhos.
- E mais importante, visite sempre seu oftalmologista para receber as indicações corretas sobre óculos escuros e de grau, lentes e colírios.
  E claro, visite a Ótica DiVeneza para buscar o melhor óculos ou lente para você.