A Associação de Ópticos, Optometristas, Contatólogos e casas de Óptica do Estado de São Paulo quer acabar de uma vez com essa confusão e falta de informação sobre a profissão do Optometrista.
Para explicar de uma forma bem simplificada a AOOSP (Associação de Ópticos, Optometristas e casas de Ópticas de São Paulo) fez um documento ilustrativo e educativo para diferenciar as duas profissões tão confundidas: a Optometria e a Oftalmologia. Existem várias discussões e confiltos entre as categorias que não se entendem no âmbito profissional. Na verdade, existe um "abismo" entre as profissões, alimentado pela ignorância e pela falta de interesse de algumas classes em querer diferenciar tais funções.
A Optometria trabalha fora do "órgão globo ocular", focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão "de perto" e aplica exercícios ortópticos, que não são doenças, são defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o "órgão globo ocular" (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos. Cabe ao Optometrista emitir fórmula para óculos (vulgo "receita"), que não são remédios, afinal, óculos não são ingeridos ou injetados. Não tem contra-indicação, não faz mal a saúde.
Essas semelhanças e a ignorância sobre o assunto acabam aumentando as discriminações que a categoria sofre, aumenta as investidas do Ministério Público e o descaso das Vigilâncias Sanitárias e demais autoridades por desconhecerem uma profissão legal - OPTOMETRIA - que veio somar para a inclusão social.
A Oftalmologia sem seus equipamentos é Optometria. Por isto, não podem deixar de ter equipamentos médicos oftalmológicos em consultórios. O cliente paga uma consulta médica especializada para prevenir doenças do "órgão globo ocular" e certificar-se que esteja gozando de boa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário