A escolha da armação e das lentes:
Não existe uma receita perfeita para a escolha da armação e das lentes. O ideal seria que os óculos pudessem mudar a cada hora, adequando-se à atividade que está sendo desenvolvida, o ambiente social, a roupa usada, a claridade etc. Como isso não é possível e não são todas as pessoas que podem ter vários óculos diferentes à disposição, a escolha dos óculos deve ser cuidadosa, bem pensada, procurando-se a melhor relação custo-benefício. As informações expostas abaixo não devem ser consideradas regras absolutas - o que realmente importa é que os óculos fiquem bem em você - esperamos, contudo, que essas poucas dicas possam ajudar na sua escolha. O melhor profissional para assessorá-lo é o técnico óptico com boas noções de estética. Boa sorte!
A escolha da armação e das lentes deve levar em conta diversos elementos:
- ametropia ("grau")
.. as lentes de miopia costumam deixar as bordas grossas, portanto, quanto maior for o aro da armação, mais pesado fica o conjunto. Lentes de alto índice de refração podem atenuar o efeito estético indesejado, mas considere a escolha de armação com aros menores.
.. quando existe grande astigmatismo, é importante que as lentes fiquem bem posicionadas em relação aos olhos. Nesses casos, são inadequadas as armações que se movimentam muito sobre o rosto, giram sobre a base nasal ou que permitem que as lentes se movam (por exemplo: óculos com armações muito frágeis, pouco rígidas).
.. diferenças entre os "graus" de um olho e o outro levam à uma complexa escolha das lentes, realizada pelo técnico óptico, mas a escolha da armação pelo cliente pode dificultar ou facilitar a adaptação
.. armações em que as lentes ficam posicionadas quase que na mesma linha, em paralelo, costumam ser mais confortáveis do que as armações com formato curvo. Nos "graus" elevados, costuma-se desaconselhar o uso de armações de formato curvo.
- perfil psicológico (ousado, discreto, tímido, extrovertido)
.. se você for uma pessoa mais extrovertida e gostar de óculos mais chamativos, lembre-se de que nem sempre seus óculos podem ser adequados a todas as situações. Considere a aquisição de dois ou mais óculos, sendo um deles mais comedido.
- profissão e ambiente de trabalho (intelectuais, artistas, exposição a radiação ultra-violeta, ar condicionado etc.)
.. cada profissão tem lentes e armações mais adequadas. Por exemplo, pessoas que se expõem ao sol devem ter óculos que protejam da radiação ultra-violeta, com armações amplas cobrindo bem os olhos e lentes apropriadas (proteção ultra-violeta, lentes polarizadas).
- idade ("vista cansada")
.. as lentes multifocais têm características boas e ruins. Alguns pacientes não se adaptam ao seu uso, apesar dos esforços do médico e do óptico. A escolha da lente é extremamente importante e é preciso saber que nem todas as armações se adaptam às lentes multifocais.
- atividades corriqueiras (leitura ou costura por muitas horas, passeios, uso de computador)
.. para pessoas que lêem muito, costuram ou usam computadores, costumo prescrever lentes específicas para essas atividades.
- doenças oculares (disfunção lacrimal, blefarite, estrabismos etc.)
.. alguns óculos podem ajudar no alívio dos sintomas dessas doenças
- tipo de pele
.. pele sensível ou com propensão à alergia podem dificultar a adaptação aos óculos. Os óculos ideais não tocam as bochechas, fronte e têmporas - eles devem tocar apenas o nariz e as orelhas.
- tipo de nariz e de orelhas
.. o nariz e as orelhas são as bases em que se apóiam a armação os óculos. O peso dos óculos, o material utilizado, o tamanho das bases de apoio, o formato do nariz e das orelhas são importantes na escolha adequada dos óculos a serem adquiridos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário