terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lentes - Proteção contra raios UV (Ultravioleta)

O Sol não emite apenas a luz visível. Existe uma radiação muito perigosa, denominada ultra-violeta, que também é produzida pelo sol e que pode levar a sérios problemas: catarata, pterígio ("carne crescida nos olhos"), câncer da pele das pálpebras, degeneração da retina (fundo do olho), irritação permanente dos olhos (disfunção lacrimal, pinguécula etc., que podem ser irreversíveis), entre outros.
Os efeitos da radiação UV são cumulativos, isto é, quanto maior a exposição, maior o risco de lesão. Por isso, é fundamental usar óculos de boa qualidade, com proteção máxima contra a radiação ultra-violeta, especialmente na nossa região, onde a radiação ultra-violeta tem índices extremamente elevados.
Importante: a proteção UV não depende da cor dos óculos! Os óculos comuns, transparentes (ou brancos), também podem e devem ter a proteção UV. Da mesma forma, óculos escuros de má qualidade não têm proteção UV e, portanto, não protegem os olhos.
As lentes escuras de má qualidade, de procedência duvidosa, podem prejudicar a saúde dos olhos porque não protegem contra a radiação ultra-violeta. Como a luz deixa de incomodar devido à cor escura, a pessoa abre mais os olhos, expondo-os mais à radiação. Por isso, diz-se que óculos de má qualidade fazem mais mal do que ficar sem usar óculos algum.

(uma curiosidade: os cânceres de pele do tipo basocelular e espinocelular, diretamente relacionados à exposição solar, são mais freqüentes nas pálpebras, dorso do nariz e superfície superior da orelha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário