quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lentes de Cristal e Policarbonato

Lentes de Cristal
As lentes de cristal são também conhecidas como lentes minerais. Geralmente são mais pesadas em graus positivos altos. Riscam menos facilmente, mas são mais frágeis e podem se quebrar. Existe a possibilidade de endurecer a lente de cristal, isto é, de "temperar a lente", a fim de se tentar diminuir o risco de quebrar.

Lentes de Policarbonato
São mais leves do que as de cristal e também mais resistentes a impactos, porém, são mais susceptíveis a arranhões ("riscos".) Todas as lentes de policarbonato, mesmo as transparentes sem cor nenhuma, já têm boa proteção contra raios ultra-violeta. Essas lentes podem ser indicadas para as armações de "parafuso" (lentes aparafusadas diretamente nas "perninhas" dos óculos, sem aros). Elas podem receber tratamento anti-abrasivo para resistir melhor aos arranhões mas, mesmo assim, devem ser limpas com cuidado. Nos graus mais altos, é bom considerar a aplicação do tratamento anti-reflexo. (Obs: o tratamento anti-reflexo geralmente deixa a lente mais frágil para manchas, embaçamentos ou arranhões, o que leva à diminuição da vida útil dos óculos. O tratamento anti-reflexo de boa qualidade, associado com tratamento anti-abrasivo, melhora um pouco a vida útil dos óculos).
Por serem extremamente resistentes a quebra, são as lentes mais indicadas para crianças ou pessoas que sofrem risco de acidentes na região dos olhos durante a prática esportiva ou no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário