Cada tipo e intensidade de grau leva a escolhas específicas de armação e de materiais de lentes. Leia também os artigos sobre a escolha das armações e peça auxílio do técnico óptico para escolher a mais adequada ao seu grau.
As lentes de miopia têm borda mais grossa do que o centro, por isso, armações com aros grandes tendem a fazer com que os óculos tenham o aspecto de fundo de garrafa e fiquem mais pesados, quando o grau é muito elevado. As lentes de astigmatismo requerem que a armação fique muito bem posicionada, isto é, os óculos não podem movimentar muito sobre o rosto e não podem ficar tortos, senão as lentes de astigmatismo saem da posição correta e deixam de funcionar adequadamente. Para corrigir astigmatismo, geralmente são contra-indicadas as armações muito frágeis, do tipo "lentes aparafusadas", porque os óculos costumam ficar frouxos com o passar do tempo e as lentes saem do posicionamento ideal. A óptica pode apertar os parafusos ou ajustar os óculos sempre que for necessário, mas é um trabalho que pode ser dispensado com uma escolha adequada do tipo de armação.
As lentes de grau muito elevado ficam muito espessas na borda (miopia) ou centro (hipermetropia). O ideal é a escolha de lentes de alto índice refrativo para atenuar o prejuízo cosmético e o peso. Além disso, nesses casos, o tratamento anti-reflexo pode ajudar a diminuir o aspecto de "espelho" que essas lentes mais fortes criam.
Sempre que trocar de óculos, é bom verificar a "curva base" dos óculos antigos com o esferômetro para facilitar a adaptação com as novas lentes de óculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário